quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Vazão do São Francisco será reduzida para 550m³/s nesta quinta-feira, mas somente a partir de Xingó

A vazão do Rio São Francisco será reduzida para 550 metros cúbicos de água por segundo (m³/s) a partir do reservatório de Xingó, entre os estados de Alagoas e Sergipe, já a partir desta quinta-feira (17). A licença foi concedia pelo o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), como foram de atender ao pedido formulado pelo setor elétrico.
O objetivo da medida é garantir a manutenção do volume útil do reservatório de Itaparica, localizado em Pernambuco, no Submédio do São Francisco em 15% e impedir que Xingó chegue ao volume morto. De acordo com explanação feita pela equipe técnica do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a defluência de 550m³/s resultará em 0,4% da capacidade de armazenamento de Xingó até novembro próximo.
Para o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, com a chegada do período chuvoso previsto para a bacia do São Francisco para iniciar nos próximos meses, “praticamente não haverá diferença na vazão de 600m³/s, como está agora, ou 550m³/s“. A nova vazão irá resultar na redução de 7cm no nível do rio na região do Baixo São Francisco, conforme informou a representação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

Nenhum comentário:

Postar um comentário